A Eucaristia, palavra de origem grega que significa ação de graças, é o coração da vida cristã. Nela, celebramos o mistério da fé: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de Santa Comunhão, pois nos une intimamente a Cristo e, por meio Dele, aos irmãos.
Esse sacramento é o mais sublime de todos, pois nele Cristo está realmente presente, sob as espécies do pão e do vinho. Ele se oferece ao Pai como sacrifício, tornando atual e eficaz, em cada Santa Missa, o sacrifício da cruz. A Eucaristia é, assim, memorial do Senhor e fonte e ápice de toda a vida e missão da Igreja (cf. Cân. 897).
Por meio da participação na Eucaristia, a Igreja se fortalece, cresce em unidade e se edifica como Corpo de Cristo. Todos os demais sacramentos e as ações evangelizadoras da Igreja convergem para esse mistério central da fé.
“A celebração eucarística é ação de Cristo e da Igreja” — nela, o Senhor se oferece ao Pai e se entrega a nós como alimento de vida eterna (cf. Cân. 899).
Ao participarmos da Santa Missa, já começamos a viver uma antecipação do Céu. A liturgia nos une à adoração celeste e nos prepara para o dia em que, na eternidade, Deus será tudo em todos.